domingo, 3 de outubro de 2010

PREMATUROS


Já que meu pequerrucho é prematuro eu não sabia nada sobre esse universo, claro que fui me especiliazar no assunto.
Entre fóruns na net, blog, sites, livros e artigos em revistas, ficou a síntese de que:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acata como bebê prematuro aquele nascido antes de 37 semanas; como bebê a termo (ou de 9 meses), o nascido após 42 semanas. Além disso, definiu-se também a prematuridade extrema englobando os bebês antes de 28 semanas
Em relação ao peso no nascimento, define-se o bebê com menos de 2.500g como de baixo peso. Aqueles que nascem com peso inferior a 1500g são chamados recém-nascidos de muito baixo peso e podem ser pré termo, a termo e pós termo. Os nascidos entre 37 e 42 semanas com peso de 2500g a 3700g são adequados para a idade gestacional.

Características do prematuro:
Pele lisa e fina, pés lisos ou com poucas marcas, orelhas lisas e sem cartilagem, olhos salientes, pêlos finos no dorso, ombros e braços (lanugem), mamilos pouco definidos, braços e pernas bastante flexíveis. No caso do Lucas, bolsa escrotal vazia, sem testículos, nas meninas, grandes lábios pouco proeminentes. A cabeça pode ser desproporcional ao tamanho do corpo, o choro fraco, a sucção débil e a respiração rápida e predominantemente abdominal. Seu comprimento é inferior a 47 cm e a circunferência da cabeça é menor que 33 cm. O Lucas nasceu com 44 cm e 31 de circunferência.

Medicina:
O avanço da medicina, com o uso de novas drogas e tecnologias, gtem possibilitado resultados excepcionais na área neonatal, salvando bebês cada vez mais prematuros. Sua mortalidade caiu vertiginosamente, por isso a preocupação atual não é mais apenas a sobrevivência e sim a qualidade de vida que esses pequenos bebês terão após permanecerem 2 ou 3 meses internados em UTIs neonatais. Como consequência, as chances de sobrevida dos bebês têm aumentado muito, que dependerão não somente das condições ao nascimento e do tempo gestacional, mas também da assistência médica que receber. Os critérios para a alta hospital depois da permanência na UTI incluem peso acima de 2000g, a sucção plena e eficaz no seio materno ou mamadeira e principalmente a segurança e tranquilidade dos pais em levar seu filho para casa após dias sob cuidados especiais.

Fonte:
A vida do bebê - Dr.Rinaldo De Lamare - Ediouro

O Lucas:
Nasceu de 36 semanas, um pé lá na 37ª. Considerado prematuro mas com peso, 2590g, por isso recebeu alta logo e só precisou da UTI para tirar o restante de água do pulmão, que ele não conseguiu na hora do parto.
Hoje, 15 dias depois do nacimento, meu prematuro mama mais que um bezerro, tanto do leite materno quanto do complemento, recuperou os gramas perdidos na maternidade e no esforço para sobreviver e a foto comprova que de lento eles não têm nada. O bichinho até segura a mamadeira sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário