


Não foram nada fáceis esses 2 últimos meses.
Desde o dia 13 de maio, passamos um bocado com o Lucas:
- Queda de trocador
- 3 dias de internação por baixa saturação
- Escarlatina
- Conjuntivite
- 5 dias de internação por Pneumonia
- Resfriado
- 10 dias de internação com UTI por Atelectasia
Hoje, finalmente, descobrimos o que ele tem e agora apagado o incêndio e a crise, vamos tratar e prevenir. Ainda estamos no hospital, mas a previsão de alta, é segunda-feira.
Lucas tem uma formação de Atelectasia, muito comum em bebês prematuros. O brônquio fecha e entope por algum fator externo (poluição, pó, pêlos, cigarro) ou do próprio organismo (catarro) e impede a troca de gases do corpo no pulmão direito, (oxigênio e gás carbônico), com isso, a saturação (nível de oxigênio) cai, deixando-o cansadinho e com taquipnéias.
Foi o que aconteceu sexta retrasada. Ele teve isso enquanto dormia e demoramos a perceber, por isso deu entrada urgente na UTI, saturando 74 quando o normal é acima de 94.
Os sintomas disso são:
- respiração ofegante
- barriguinha subindo e descendo muito rápido
- respiração pelas costelas
- afundamento da garganta e glote
- batimento das asinhas do nariz
- arroxeamento das extremidades (boca, unhas, pés e mãos)
- corpo gelado
- gemidos ou chiados altos e prolongados
- prostração (sonolência)
- falta de apetite
Uma semana se passou, à base de muita fisioterapia pulmonar, que são manobras e massagens no pulmão, além de aspirações com cânulas introduzidas no nariz e que vão até a traquéia aspirar o catarro, muito antibiótico, corticóides, antialérgicos, soro, raio x, oxigênio artificial e coletas de sangue, vírus e bactérias.
Hoje, depois de 6 raio x, a atelectasia se manteve, não se "desfez" como os médicos falam, e optamos por uma micro cirurgia chamada Broncoscopia. Uma espécie de endoscopia para aspirar melhor o catarro ou algum corpo estranho que supostamente ele tenha inalado. Punk é a anestesia geral, tirando isso, tudo é muito rápido e indolor.
Diogo entrou com ele, não tive coragem.
Uma hora depois estavam de volta, correu tudo bem, mas não acharam nada nos pulmões, só a atelectasia.
Agora com um diagnóstico real, podemos tratá-lo em casa, com mais fisio, remédios, aerolim e corticóides, para manter a saturação em 94.
O grande desafio será descobrir se algum fator em casa está desenvolvendo essa "reação" pulmonar e desencadeando "teoricamente" um quadro alérgico e asmático.
A casa passará por uma revolução:
- Higienização e desbacterização de ácaros e germes
- Aquisição de umidificador, purificador, esterilizador, inalador, bombinhas
- Afastamento provisório dos gatos
- Corte do cigarro
- Doação de tapetes e cortinas
- Extermínio de pelúcia
- E uma reza braba pra que chova e molhe essa secura de poluição
Lucas fará acompanhamento:
- Pediátrico
- Pneumológico
- Homeopático
- Alérgico
Tratamento:
- Fisio todos os dias
- Singulair (antialérgico). Quem for propagandista me ajude com amostras, pois o remédio é caríssimo.
- Aerolim (bombinha de asma)
- Inalação com Berotec
Agora são 23h19 de sábado e eu não tiro o olho do oxímetro, que graças a Deus e pela primeira vez em 8 dias está marcando 97 de saturação e 120 batimentos por minuto. Ufa!!
Tentando explicar, é esse o quadro.
Lucas está estável, se adaptando a respirar sem oxigênio e preparando-se para se livrar de todas as moças loiras de branco que entram de 2 em 2 horas no quarto.
Eu, apesar de todo o cansaço físico e mental quero agradecer a todos pelas orações e mensagens de carinho, vcs foram incríveis curtindo cada evolução e postando boas vibrações, mas queria agradecer principalmente algumas pessoinhas em particular que fizeram desses quase 10 dias, minha maior força pra me manter animada e com energia:
- Diogo - sem vc, eu já teria desabado. Te amo mais e mais a cada segundo. Força é só vc quem sabe me passar.
- Família - apesar de estarmos passando por tantos outros percalços, nossa união é que nos encoraja e eu preciso disso pra sempre. Deixei Vovó Sirley pilhada com tantas recomendações, ela não pregou o olho a noite cuidando do oxigênio, obrigada de coração.
- Dra.Daniela e Dra.Simone - 2 grandes anjos que conheci e além de cuidarem do Lucas, mantém meu emocional equilibrado.
- Cássia - que começou agora como babá e já está aprendendo todos os truques de enfermagem.
- Fabio - o melhor diretor que eu jamais pensei ter. Sem sua compreensão e apoio, talvez fosse impossível conciliar trabalho e hospital.
- Patinha Garbin - minha assistente mais que competente, entende todas as minhas frases picadas pelo MSN e faz tudo direitinho.
- Déia japa, Betona, Peninha, Tia Giusi, Miguel, Kikas, Dri Braga e Valim, Eliana, Lelê, Furlan, Flaquer, Déia Bucci, Clarinha, Carol Krueger, Rene, Felps. O conforto que vcs me deram, foram fundamentais pra segurar a barra.
- Deus - hoje eu acredito mais em você!
E bola pra frente, porque o próximo post, tenho certeza que vai ser de alguma arte bem levada do Lucas! Preciso correr pois o aniversário dele tá chegando e ainda não preparei naaaaaaaaaaaaaaaaaaada!!!