terça-feira, 28 de setembro de 2010

O GRANDE SUSTO


A bolsa estourar já foi estranho, pois ainda não era hora e o Lucas nem encaixado tava.
Até o momento eu não tinha sentido grandes contrações, só as de treinamento.
O parto tava pré-agendado pra dia 04 de outubro, se estendendo pra 20, mas aconteceu 16 dias antes.
Segunda-feira (20/09) eu entraria na 37ª semana e aí sim, ele poderia vir tranquilo conhecer o mundo de cá.
Toda noite eu fazia e refazia contas, olhava tabelas, estimativas, ultrassons, pra tentar imaginar a data certinha do nascimento, mas foi tudo em vão. Na sexta passada, uma sexta absolutamente normal, de trabalho, pizza e novela, a dita da bolsa vazou, sem eu sentir nada, só a aguaceira. Refiz os cálculos e sabia do risco das 36 semanas, faltava tão pouco, eram só 3 dias..., mas não dava pra voltar atrás, agora era rezar. E eu sabia também que cada dia fora do ventre eram semanas na UTI..., mas respirei fundo, afinal o último US indicava peso de 2kg e as chances de um bebê com esse peso são grandes com os avanços de hoje. O parto foi hiper tranquilo e rápido, nunca me vi tão calma. A recuperação foi ótima, superei a dor física, pra estar em pé o quanto antes, esperando aquele serzinho.
Mas ele não veio. 1, 2, 5h pós-parto e nada dele chegar. Um dos atrativos da maternidade era justamente a presença do bebê no quarto desde o nascimento, mas nada disso aconteceria. No momento não me dei conta pois tinha bastante gente vindo me ver, a dor ainda me atazanava e como ele é prematuro, achei até normal o lance de encubadora. Lá pelas 23h, num estalo resolvi sair pelos corredores, até descobrir o Lucas na U.T.I Neonatal.
Não vou conseguir descrever a dor e a angústia que eu senti porque foi a pior de uma vida inteira.
Li muito durante a gravidez, sobre vários assuntos, morria de medo de um monte de coisas, cuidei muito da alimentação e da minha rotina pra que nada desce errado. Me preocupava a pressão alta, o diabetes gestacional, a eclâmpsia, a placenta prévia, enfim, todos os riscos. Parei em frente a encubadora e pensei " não passei intacta até aqui pra isso acontecer" e me concentrei em pensamentos positivos.
Muito, muito difícil lidar com isso, pois li sobre tudo e pulei a parte dos prematuros, não sabia nada sobre eles, só o básico. Na visita de apresentação à maternidade me recusei a entrar na UTI pra conhecer a estrutura, jamais imaginei que fosse precisar. Aliás, jamais pensei em ter um prematuro.
Me deparei com o Lucas, 36 semanas, 2,5kg e 44 cm entre fios, sondas e oxigênio artificial, respirando ofegante, lutando pela vida. Vi bebês em estado muito piores e com mães muito mais desesperadas. Respeito todas que conheci, rezo por seus bebês, mas a dor em ver o SEU FILHO, é a maior dor do mundo e ali minha ficha caiu. Virei o bicho mãe, me estraçalhei uma noite inteira.
O segundo dia foi longo e de expectativa, suspendi as visitas, me encolhi na cama e pedi muitos Lisadores, pra pelo menos tentar amenizar aquela angústia. Dormir era melhor do que encarar a realidade. Cada minutinho era precioso. Cada entrada de enfermeira no quarto, uma esperança. Dane-se a dor, o corte, os pontos, a moça do banho, os remédio e a pressão... Queria o Lucas pertinho só isso, foi isso que eu fui fazer ali. No terceiro dia, as coisas amenizaram e a resposta que eu queria ouvir, finalmente veio. O bichinho é forte, veio pra abalar meu emocional e me dar o grande susto pra eu acordar e viver apaixonadamente pra ele e por ele.
Chorei de felicidade, respirei aliviada e rezei mais ainda pela recuperação gradativa. Não conseguia me imaginar chegar em casa sem ele. Tava no banheiro quando escutei de longe que ele finalmente viria pro quarto. Coração na boca, ele enfim viria pra nós. E veio. Pequerrucho, inchadinho, todo picado, com manchas roxas, mas vivo, recuperado e pronto pra ser o serzinho mais amado do mundo. Abaixo segue uma explicação sobre o que ele teve e também um parecer da OMS sobre bebês prematuros, mas antes, queria deixar registrado meu amor maior pela pessoa que segurou a barra sozinho, desde as primeiras horinhas do Lucas, me poupando desse sofrimento imediato, sem me dizer o que tava havendo, me apoiando e jamais saindo do meu lado, sempre me enchendo de força e carinho. Diogo, há 6 anos vc apareceu na minha vida e transformou tudo nela. Com vc, mesmo sendo essa louca insana e superlativa, aprendi e aprendo todos os dias admirando sua paciência, bondade, generosidade, doçura, e tantas outras qualidades que eu nem de longe consigo atingir. Obrigado por me dar o Lucas e me manter em pé por todo esse tempo. Você é minha força e a sensação de chegar em casa, juntos com nosso bebê é a prova maior de que a gente veio pra vencer e ser feliz, aprendendo juntos essa nova etapa. Te amo muito!

* Agradeço também à equipe Neonatal e maternidade do Hospital Samaritano. Vocês são sensacionais e me deram todo o respaldo e atenção que podia ter.

O que o Lucas teve:
Taquipnéia transitória do recém-nascido - Respiração rápida, que gradualmente melhora durante as primeiras horas ou dias e que não reaparece. Geralmente é devida ao líquido pulmonar fetal não ser tão bem reabsorvido no bebê prematuro quando comparado ao que acontece nos bebês com gestação completa. Os sintomas da taquipnéia transitória do recém-nascido assemelham-se aos da síndrome do desconforto respiratório e o tratamento em geral envolve a administração suplementar de oxigênio ao bebê através de um capacete de oxigênio ou por pressão respiratória positiva contínua (CPAP).
Foram 2 dias de UTI, 2 de semi e 1 no berçário.

OMS
Para diagnostico de parto prematuro é o que ocorre em gestação maior que 22 semanas e menor que 37 semanas na presença de contrações e dilatação do colo.
No curso da gravidez o parto prematuro continua sendo um desafio para o obstetra em decorrência das condutas frente a um parto prematuro. Sabe-se que a prematuridade ocorre em média de 10% dos nascimentos. Cada vez mais estudos tentam delinear os limites para predição de um parto prematuro. O colo curto≤25mm medido em 23 e 24 semanas de gestação e fibronectina fetal positiva foram indicadores de melhor poder preditivo De acordo com a OMS parto prematuro é aquele que ocorre antes da 37 semanas de gestação e mais de 22 semanas.

Dos partos prematuros 1/3 são por rotura prematura das membranas pré termo, 25% decorrente de infecções e 45% de causa ignorada

FATORES DE RISCO PARA PREMATURIDADE

Infecções urinárias.
Hipertensão arterial
Adolescentes
Fertilização assistida
Aminiorrexe prematura
Infecções congênitas: sífilis,toxoplasmose,citomegalovirus,herpes congênitas.
Vaginites.
Gravidez multipla.
Poliidrâmiio
Concepção nos extremos da vida reprodutiva.
Desnutrição.
Stress
Fatores emocionaise
Exercícios físicos excessivos
Tabagismo,Alcoolismo,Drogas ilícitas
Traumatismos
Abortamentos
Anomalias congênitas
Descolamento prematuro de placenta
Placenta prévia .
Alnomalias uterinas , miomas conização,cervicite, corioamnionite
Iimcopetencia istmocervical,
prematuros anteriores.

CONSEQUENCIAS DA PREMATURIDADE PARA O RECEM NATO

Síndrome da angustia respiratória(imaturidade pulmonar, considerado um grande problema para os neonatologistas, pois os pulmões começam a ser desenvolver, após 1 mês de concepção.
Pois no pematuro os pulmões são forçados a funcionar num ambiente aéreo, quando deveriam estae se desenvolvendo num meio liquido).

Hemorragia intraventricular
Enterocolite necrotizante
Sepse neonatal.
Deficiências neurológicas.
Déficit de aprendizagem

COMPLICAÇÕES DOCORRENTES DA ROTURA DAS MEMBRANAS

infecção do feto
infecção materna
prematuros
hipoxia fetal
prolapso de cordão

Critérios Diagnósticos.

Paciente gestante que procura o serviço médico, informando perda de liquidos pelos genitais
No exame temos que diferenciar perda de urina, corrimentos etc.
Cor do liquido, presença de mecônio etc
Dilatação do colo, presença de contrações.

IDADE GESTACIONAL

Colhemos material do canal cervical para os procedimentos de cristalização do muco cervical.
Determinação do PH
Pesquiza de gordura fetais
Auxilio de ultrasonografia

QUANDO DEVEMOS INTEROMPER A GRAVIDEZ

Maturidade fetal.
Preseença de mecônio
Liquido de odor fétido
Infecção
Trabalho de Parto.

CONTRA-INICAÇÕES DA TOCÓLISE.
Morte fetal
sofrimento fetal
sangramento vaginal
doenças hipertensivas da gravidez
Mal formações fetais incompatíveis com a vida
rutura das membranas aminioticas coioaminionite

CONDUTA

Depende do profissional, frente a situação, deve der feita uma avaliação com todos os parâmetros citados acima, em uma maternidade segura com UTI neonatal.
Levando-se em consideração a idade da gestação, peso do concepto para se interromper ou não, a gestação avaliando os risco/beneficio .E as drogas utilizadas respeitando-se as contra indicações.

Fonte:
Obstetrícia- Protocolos de diagnostico e tratamento- Delosmar Mendonça
Princípios emergenciais em Obstetrícia- Francisco L. Gonzaga
Manual de Condutas em Obstetrícia- Hermógenes Chaces Neto
Protocolos de Condutas em Gestação de alto risco- Sergio Pereira da Cunha
Segredos em Ginecologia e Obstetrícia- Helen M Frederickson
Obstetrícia Básica- Bussamara Neme
Gestação de Alto Risco- Manual do Ministerio da Saude

Fonte: http://www.prematuro.com.br/default.htm

2 comentários:

  1. Cris, chorei ao ler seu post, não imaginava que tivesse sido dessa forma, mesmo porque ao falar com o Di pelo telefone, ele não me passou essa situação. Ao contrário, a felicidade dele passava pela linha e chegava até aqui.
    Mas graças a Deus o Lucas tá aí lindoooooo, gostosinho e mais do que tudo: saudável, pra vcs curtirem cada momento deliciosamente.
    Eu adoraria estar aí pra abraçar o meu amigo, dar um cheirinho no Luquinha e um abraço bem forte e demorado em vc, parece que passei a gravidez toda ao seu lado. Bendita seja a internet e esses blog maravilhosos...hehehe.
    Mas hoje tb entro na 36º semana do Lorenzo e agora a cada dia que passa penso que ele pode chegar.
    Vamos nos rever em breve com certeza, e quanta diferença em nossas vidas desde a última vez, não? rsrsrs
    Beijos mamãe. Em vcs três.

    ResponderExcluir
  2. Minha afilhada, cada vez mais doida e engraçada. Vivendo um momento pleno e se revelando uma super mãe, como se o Lucas fosso o 10° filho em termos de experiência.Vc e o Dioguito estão tirando nota 1000 todos os dias. Do Lucas não dá nem para falar, a paixão supera qualquer palavra. Lindo, fofo, carateiro e principalmente muito esperto. Já demonstra a que veio desde os primeiros momentos de vida Rapaz determinado ( pobre de nós idosos da familia) Dê-lhe Centrum pra acompanhar o ritmo.Obrigado a vocês dois por este presente maravilhoso que nos deram. AMOOOOOOOOOOOOO VOCÊS

    LOLO

    ResponderExcluir