sábado, 30 de julho de 2011

NOTÍCIAS BOAS








Não foram nada fáceis esses 2 últimos meses.
Desde o dia 13 de maio, passamos um bocado com o Lucas:
- Queda de trocador
- 3 dias de internação por baixa saturação
- Escarlatina
- Conjuntivite
- 5 dias de internação por Pneumonia
- Resfriado
- 10 dias de internação com UTI por Atelectasia

Hoje, finalmente, descobrimos o que ele tem e agora apagado o incêndio e a crise, vamos tratar e prevenir. Ainda estamos no hospital, mas a previsão de alta, é segunda-feira.

Lucas tem uma formação de Atelectasia, muito comum em bebês prematuros. O brônquio fecha e entope por algum fator externo (poluição, pó, pêlos, cigarro) ou do próprio organismo (catarro) e impede a troca de gases do corpo no pulmão direito, (oxigênio e gás carbônico), com isso, a saturação (nível de oxigênio) cai, deixando-o cansadinho e com taquipnéias.

Foi o que aconteceu sexta retrasada. Ele teve isso enquanto dormia e demoramos a perceber, por isso deu entrada urgente na UTI, saturando 74 quando o normal é acima de 94.

Os sintomas disso são:
- respiração ofegante
- barriguinha subindo e descendo muito rápido
- respiração pelas costelas
- afundamento da garganta e glote
- batimento das asinhas do nariz
- arroxeamento das extremidades (boca, unhas, pés e mãos)
- corpo gelado
- gemidos ou chiados altos e prolongados
- prostração (sonolência)
- falta de apetite

Uma semana se passou, à base de muita fisioterapia pulmonar, que são manobras e massagens no pulmão, além de aspirações com cânulas introduzidas no nariz e que vão até a traquéia aspirar o catarro, muito antibiótico, corticóides, antialérgicos, soro, raio x, oxigênio artificial e coletas de sangue, vírus e bactérias.

Hoje, depois de 6 raio x, a atelectasia se manteve, não se "desfez" como os médicos falam, e optamos por uma micro cirurgia chamada Broncoscopia. Uma espécie de endoscopia para aspirar melhor o catarro ou algum corpo estranho que supostamente ele tenha inalado. Punk é a anestesia geral, tirando isso, tudo é muito rápido e indolor.
Diogo entrou com ele, não tive coragem.
Uma hora depois estavam de volta, correu tudo bem, mas não acharam nada nos pulmões, só a atelectasia.

Agora com um diagnóstico real, podemos tratá-lo em casa, com mais fisio, remédios, aerolim e corticóides, para manter a saturação em 94.

O grande desafio será descobrir se algum fator em casa está desenvolvendo essa "reação" pulmonar e desencadeando "teoricamente" um quadro alérgico e asmático.

A casa passará por uma revolução:
- Higienização e desbacterização de ácaros e germes
- Aquisição de umidificador, purificador, esterilizador, inalador, bombinhas
- Afastamento provisório dos gatos
- Corte do cigarro
- Doação de tapetes e cortinas
- Extermínio de pelúcia
- E uma reza braba pra que chova e molhe essa secura de poluição

Lucas fará acompanhamento:
- Pediátrico
- Pneumológico
- Homeopático
- Alérgico

Tratamento:
- Fisio todos os dias
- Singulair (antialérgico). Quem for propagandista me ajude com amostras, pois o remédio é caríssimo.
- Aerolim (bombinha de asma)
- Inalação com Berotec

Agora são 23h19 de sábado e eu não tiro o olho do oxímetro, que graças a Deus e pela primeira vez em 8 dias está marcando 97 de saturação e 120 batimentos por minuto. Ufa!!

Tentando explicar, é esse o quadro.
Lucas está estável, se adaptando a respirar sem oxigênio e preparando-se para se livrar de todas as moças loiras de branco que entram de 2 em 2 horas no quarto.

Eu, apesar de todo o cansaço físico e mental quero agradecer a todos pelas orações e mensagens de carinho, vcs foram incríveis curtindo cada evolução e postando boas vibrações, mas queria agradecer principalmente algumas pessoinhas em particular que fizeram desses quase 10 dias, minha maior força pra me manter animada e com energia:

- Diogo - sem vc, eu já teria desabado. Te amo mais e mais a cada segundo. Força é só vc quem sabe me passar.

- Família - apesar de estarmos passando por tantos outros percalços, nossa união é que nos encoraja e eu preciso disso pra sempre. Deixei Vovó Sirley pilhada com tantas recomendações, ela não pregou o olho a noite cuidando do oxigênio, obrigada de coração.

- Dra.Daniela e Dra.Simone - 2 grandes anjos que conheci e além de cuidarem do Lucas, mantém meu emocional equilibrado.

- Cássia - que começou agora como babá e já está aprendendo todos os truques de enfermagem.

- Fabio - o melhor diretor que eu jamais pensei ter. Sem sua compreensão e apoio, talvez fosse impossível conciliar trabalho e hospital.

- Patinha Garbin - minha assistente mais que competente, entende todas as minhas frases picadas pelo MSN e faz tudo direitinho.

- Déia japa, Betona, Peninha, Tia Giusi, Miguel, Kikas, Dri Braga e Valim, Eliana, Lelê, Furlan, Flaquer, Déia Bucci, Clarinha, Carol Krueger, Rene, Felps. O conforto que vcs me deram, foram fundamentais pra segurar a barra.

- Deus - hoje eu acredito mais em você!

E bola pra frente, porque o próximo post, tenho certeza que vai ser de alguma arte bem levada do Lucas! Preciso correr pois o aniversário dele tá chegando e ainda não preparei naaaaaaaaaaaaaaaaaaada!!!

6 comentários:

  1. Não pude conter as lágrimas!!! Nem conheço o Lucas pessoalmente mas sabe que tenho um carinho muito grande por ele. Filho de um amigo que eu adoro, de uma amiga (mais virtual do que real nos ultimos anos), grande inspirador do blog do lorenzo...acompanho sua vidinha como uma novela desde que seu pai me ligou dizendo que vc existia. Passamos pelas mesmas emoções e transformações quase ao mesmo tempo Cris, mais emoções com o lucas é verdade, desde o parto sempre aprontando e dando susto em todos. Vibro com essa notícia de melhora. O Gustavo e eu sempre acompanhamos e torcemos por vcs. Um beijo grande nesse bebê lindo, força, que tudo vai ficar bem. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gata, noooossa que alívio, que tudo, que MARAVILHA!!!!! O Luquinhas está melhor!!Tah vendo? Não disse que o anjinho da guarda tava do lado dele??? Agora é só ele se restabelecer, é lógico ainda com jitos cuidados... e pode ir acreditando muito mais em Deus pq ele tah sempre por perto!!!! Um beijo gigante pra vc e para sua família linda!!!! E aki continuam as fortes vibrações para que ele daqui a pouco já saia correndo e pulando por aí!!!!! Dri Braga

    ResponderExcluir
  3. Cris, não sei se são os horm6onios da gravidez ou o que, mas chorei quando você conta da cirurgia... Menina, que provação, hein? Tão pequeno e tão guerreiro... Vocês estão nos meus pensamentos o tempo todo, tamo junto viu? beijos!
    Kika

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cris, que bom que o Lucas está bem...fico muito feliz!!! Eu disse que ele ia ficar ótimo!! Agora bola pra frente que daqui a pouco ele vai estar pulando e brincando pela casa!! Beijos para os três e muita força!!

    ResponderExcluir
  6. Olá td bem?
    O meu filho de 10 meses toma a Singulair a 3 meses, não sei se te falaram mas se vc fizer um cadastro junto ao laboratorio consegue um desconto de 50% na compra do medicamento, eu estou pagando R$ 80. Te passo esta informação, pois já ouvi falar que alguns medicos não passam essa orientação.
    Abç, Kelly

    ResponderExcluir