sábado, 17 de abril de 2010

PALAVRAS QUE ASSUSTAM

E eu que achava que transvaginal, morfológico e amniocentese fossem as palavras
mais assustadoras que eu ia me deparar durante a gravidez. Pesquise você sobre translucência nucal, vilo-corial, líquido amniótico, nidação, lanugo ou mecônio e prepare-se, são só algumas pérolas que vão aparecer até o 4º mês, tem muito mais por vir. Tô aprendendo aos poucos, num livrinho fininho que ganhei (dos 10 aliás, escolhi esse, por ser mais prático e fácil de achar o que eu preciso, acompanhou minha irmã e agora vai comigo por todo canto e além de tudo cabe na bolsa).
Conta de maneira bem objetiva o que acontece em cada mês de gestação e sem papas na língua os prós e contras de gerar um bebê.
Confesso que se eu tivesse lido antes, já tava na fila de adoção faz tempo.
Podem me crucificar, mas dá medo gente, realmente, além de toda poesia, toda doçura e todo deslumbramento que eu tô vivendo, juro por tudo e mais um pouco que dá um medão danado.
Cada palavra que leio, cada estágio que passo, cada exame pedido, cada coisa que como, o jeito que durmo, respiro e ando. O estresse no trabalho, a hora de pegar o metrô, o esquecimento de tomar o polivitamínico, um xixizinho que seja. Tudo dobra de tamanho por causa da responsabilidade.
Conselhos são dados aos montes:

- "Ah minha filha, vc é muito neurótica!"
- "Relaxa e curta, vc tá atraindo coisa ruim pro bebê"
-"Desse jeito, quando o bebê nascer, vc vai pôr um espelhinho pra ver se ele respira"

Ahhhhhhhhhhhh!!! Esse é meu jeito. Tô tentando manter a calma, não posso reclamar de enjôos, dores, mal estar, desconforto, nada. Esse bebê não me deu o menor trabalho até agora e sou grata cada minutinho por tê-lo nesse momento da minha vida, talvez por isso, o pavor de que alguma coisa dê errado. Não tenho a menor intenção de assustar futuras mamães, a sensação de estar grávida é única e indescritível, mas... Mas tenho amigas grávidas e estamos todas no mesmo barco. Só nós sabemos o que é ver aquele coraçãozinho batendo no US, ou levantar de 10 em 10 minutos pra olhar se tá tudo bem com a calcinha ou o porque de uma pontada mais forte.
Sei que vai dar tudo certo, claro que vai. Mas o medo só vai terminar na hora do parto e mesmo assim vou fazer o Diogo correr no berçário pra contar direito os 5 dedinhos!

A seguir, nosso US morfológico, que graças a Deus mediu órgão por órgão do nosso bebê e revelou uma saúde perfeita e uma mãe mais aliviada, ou pelo menos em partes.
Aos curiosos de plantão. A perninha tava fechada. Nâo deu pra ver o sexo.

Ref livro:
A VIDA DO BEBÊ - da gravidez ao parto
Dr.Rinaldo De Lamare e Dr.Simão Coslovsky
Ediouro

Um comentário:

  1. Amiga, tbém era neurótica..... não via a hora dele nascer pq tinha a idéia de que aqui EU, a super mãe, poderia controlar e cuidar de tudo..... ao contrário de dentro da barriga, que eu não sabia o que estava rolando todos os minutos.... DETALHE: depois que nasce, nossa neurose piora.... hehehehe.... BEM-VINDA ao nosso mundo... o das mães neuróticas!!!!

    ResponderExcluir